|
A Fundação Henri Hulshoff – Um Futuro para Crianças, foi fundada em 2004 por Henri e Josephine Hulshoff. Grande afinidade com países de língua portuguesa e forte envolvimento com crianças extremamente pobres levaram a uma forma direta de ajuda: em pequena escala, mas efetiva.
A Fundação Henri Hulshoff está registrada na Câmara de Comércio holandesa sob o número fiscal 8141.47.288.
Para contatos com a Fundação, pode ser utilizado o e-mail:
h.ch.i.hulshoff@planet.nl
A diretoria é composta pelos seguintes membros:
H.CH.I.Hulshoff - Presidência
M.A.B. Fernandes - Secretariado
D.R.G.A. Kurvers - Tesouraria
O plano de políticas da Fundação Henri Hulshoff é empreender ações que ajudem crianças pobres a ter um futuro digno na vida, melhorando instituições de educação sem recursos, tanto no ensino como em materiais para o ensino e instalações.
Todos os recursos da Fundação Henri Hulshoff são destinados a essas ações, sem qualquer recompensa financeira à diretoria. Os membros da diretoria arcam com seus próprios custos. Não existe overhead.
Os trabalhos foram iniciados no Rio de Janeiro, onde cerca de oitocentas mil ciranças, que vivem nas centenas de comunidades de baixa renda ali existentes, têm mínimas chances de um futuro aceitável.
Uma boa educação é essencial para chances de vida melhor. Dessa maneira, a Fundação começou em 2005 a oferecer ajuda a uma creche-escola situada em uma dessas comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Quando a Fundação lá chegou, estudavam nessa creche-escola cerca de 65 (sessenta e cinco) crianças, de quatro meses a sete anos de idade. Graças à ajuda da Fundação, em colaboração com outras entidades brasileiras, o número de crianças atendidas cresceu para cerca de 260 (duzentos e sessenta), que passam lá o dia inteiro e lá também fazem suas refeições. A idade dos alunos passou a ser dos quatro meses aos doze anos, fechando o primeiro segmento do ensino fundamental, que corresponde a cinco anos, da primeira série à quinta.
Numa segunda fase, a Fundação Henri Hulshoff passou a auxiliar um projeto mais ambicioso, dando suporte a um grupo de seis crianças (dos doze aos 17 anos de idade), permitindo-lhes que prosseguissem seus estudos até a universidade.
Não obstante, foi dado continuidade aos auxílios à creche-escola existente na comunidade de baixa renda, anteriormente citada.
|